Para lembrar o leitor de que a vida é feita de momentos, o novo romance da francesa Anna Gavalda, autora de Enfim, juntos, adaptado para o cinema por Claude Berri, retrata algumas boas horas na vida de quatro irmãos. A caminho do casamento de um primo distante, Simon, Lola e Garance, que vivem nos arredores de Paris, estão claramente contentes, mais pela possibilidade de se reunirem depois de tanto tempo separados do que propriamente pela cerimônia que está para ser celebrada. Mas ao chegarem à pequena cidade onde seria realizado o casamento se decepcionam ao saber que o caçula, Vincent, não pudera ir, por estar trabalhando.
Enquanto estão num bar próximo à igreja bebericando à espera da celebração, Simon tem a ideia de abandonar o casamento dos parentes com as duas irmãs e irem passar o dia no antigo castelo medieval onde Vincent trabalha como guia turístico. Sem titubear, os três irmãos entram no carro e, em questão de minutos, estão novamente na estrada, com o rádio ao som de Bee Gees cantando “And we’re stayin’alive...”.
Uma bela escapada é uma deliciosa viagem de volta à infância e adolescência desses quatro irmãos que, apesar de estarem separados pelas imposições da rotina diária, deixam de lado os problemas do cotidiano para aproveitar ao máximo a improvisada reunião familiar.
Juntos, os quatro se divertem, vão ao casamento de uma desconhecida, participam de uma festa num acampamento cigano, fazem piquenique, tomam banho de rio e, mais do que tudo, riem da vida e de si mesmos, antes de regressarem para o corre-corre do dia a dia.
Se, inexoravelmente, “o tempo separa aqueles que se amam e nada dura para sempre”, Uma bela escapada tem o poder de ao menos roubar-lhe algumas horas e eternizá-las na memória dos quatro protagonistas, que, ao revisitarem seu passado, acabam se reconciliando com o presente e reinventando seu futuro.
Renova Livro - © 2024